O BANCO ESTÁ COBRANDO JUROS ABUSIVOS NO MEU CONTRATO?
DESCUBRA E REDUZA SUA PARCELA EM ATÉ 90%!
Você assinou um contrato com o banco e não tem certeza se tem alguma abusividade ou ilegalidade no contrato em questão? Fez um empréstimo ou financiou um veículo e não sabe se a taxa aplicada foi realmente justa? Se sim, podemos te ajudar! Leia até o fim este artigo e entenda.
Juro nada mais é do que o valor que a instituição financeira ganha em contraprestação pelo dinheiro que está te emprestando. E os juros variam dependendo do risco que essa instituição corre em não ter esse dinheiro emprestado devolvido.
Acontece que, muitas das vezes as instituições financeiras sequer fazem essa análise de risco e extrapolam os valores razoáveis de juros, buscando apenas o maior ganho financeiro possível. Dessa forma, acabam prejudicando milhares de consumidores ao aplicarem taxas de juros exorbitantes. E o pior, esses consumidores sequer sabem que estão sendo prejudicados e podem ter essa taxa REDUZIDA EM ATÉ 90%.
A MINHA TAXA DE JUROS É ABUSIVA?
Não existe uma taxa fixa que seja considerada abusiva. Para fazer essa análise é necessário avaliar a taxa média de mercado na época do empréstimo (essa taxa é disponibilizada pelo Banco Central).
Por exemplo, imaginemos que você realizou um empréstimo pessoal com juros de 12% ao mês, e após alguns meses descobre que a taxa média cobrada naquela época pelo mercado para empréstimo pessoal era de 5% ao mês. Esse é um caso típico de juros abusivos, levando em consideração que a maioria dos tribunais entende que quando a taxa de juros supera 50% a média de mercado ela é considerada uma taxa ABUSIVA.
Obs: O entendimento sobre abusividade de juros varia de tribunal para tribunal. Portanto, é interessante entrar em contato com um advogado especialista para fazer essa análise para você.
Portanto, se você acredita que assinou um contrato com taxas de juros abusivas e está pagando uma parcela muito alta em comparação com o empréstimo/financiamento realizado, não aceite essa ILEGALIDADE. Entre em contato com nossa equipe de especialistas em direito do consumidor bancário e saiba qual a melhor estratégia a ser tomada para o seu caso!!